Como atingir o seu público através do conteúdo?

atingir o seu público através do conteúdo

Talvez essa seja uma das maiores complexidades da escrita de conteúdo. Sempre que um cliente diz: quero atingir esse público! É preciso traçar estratégias para o alcance desse objetivo. E quando o cliente ainda não consegue mensurar quem é o público, o trabalho se torna ainda mais complexo.

Um dos primeiros obstáculos para atingir o seu público através do conteúdo é conseguir ter a noção exata de quem são o público-alvo e a persona.

Público-alvo é um grupo de pessoas ou organizações que se enquadram em um mesmo perfil ou semelhante enquanto consumidores. Esse público é aquele para o qual as campanhas de comunicação devem estar direcionadas.

Para conhecer o público é preciso ter dados como: idade, sexo, formação educacional, poder aquisitivo, classe social, localização, hábitos de consumo, etc.

Já a persona se enquadra no perfil de comprador, que seria o seu “cliente ideal”. Para definir uma persona é preciso ter os seguintes dados: características pessoais, estilo de vida, poder aquisitivo, interesses, qual o engajamento nas redes sociais, etc.

Enquanto o público é mais “geral” a persona é específica. Para ações que envolvem comunicação com o objetivo de atingir o seu público através do conteúdo é preciso ter muito claro qual o alvo que se deseja alcançar.

Confira: Como fazer o planejamento de conteúdo para as redes sociais?

Saiba quais são os objetivos do conteúdo

Escrever para quem e para quê? O que pretende com o conteúdo? Transmitir conhecimento, vender um produto/serviço, fortalecer a sua marca? Quais os objetivos da sua comunicação com o público?

É possível alcançar todos esses objetivos por meio do conteúdo, mas claro, para cada finalidade serão traçadas estratégias diferentes. Se o desejo de uma empresa, por exemplo, é a comunicação interna entre colaboradores, é fundamental trabalhar a linguagem, utilizar estratégias que possam aproximar a empresa da equipe.

Se o objetivo é vender o produto/serviço, pode-se trabalhar a comunicação com foco no fortalecimento da marca, exaltando a trajetória, os diferenciais no mercado, deixando claro, mas de maneira sutil, o quanto aquele produto/serviço poderia ser importante para aquele consumidor e, claro, esses conteúdos podem expor especificamente os serviços oferecidos e como podem agregar valor, ajudar o consumidor.

Um negócio/profissional que deseja se fortalecer enquanto marca precisa investir em conteúdos que contem a sua história de maneira humanizada, que transmitam os seus propósitos, que gerem encantamento no público.

Se o foco é a venda, é preciso exaltar os diferenciais do que é oferecido, como pode mudar a vida da pessoa, como aquele produto/serviço é indispensável. Mas não se pode, com o foco na venda, produzir conteúdos “agressivos” cuja finalidade só seja a venda em si, é preciso oferecer conteúdo de qualidade, sanar a “dor” do cliente ou a necessidade que ele possui e que a sua marca pode solucionar. Esse conteúdo precisa gerar relacionamento do consumidor/cliente com a sua marca/negócio.

Para atingir o seu público através do conteúdo é preciso se aprofundar nele, e ao escrever, ter como principal objetivo não as aplicações de métricas no conteúdo para que seja otimizado em termos de SEO, mas em ‘tocar’ aquele que lê, para que se sinta ajudado, aconselhado, “ciente” de que o seu produto/serviço é o que ele precisa.

Para atingir o seu público através do conteúdo é preciso estabelecer uma conexão, algo que possa alcançar o emocional, que consiga transpor as barreiras seja da palavra escrita, do vídeo, de um podcast, etc. O intuito é chegar ao emocional daquele que consumirá o conteúdo.

Muito se fala na “aplicação de gatilhos emocionais”, sim, há técnicas que podem ser aplicadas, mas é importante que nessa elaboração de conteúdo haja total transparência e respeito com o público.

É preciso colocar a humanidade na escrita como principal objetivo, depois pode-se pensar em técnicas, otimização, gatilhos, etc. Para atingir o seu público através do conteúdo, parta da seguinte reflexão: como você, enquanto parte de um público ou como persona gostaria de ser tratado?

Se deseja escrever conteúdo para blog com técnicas de SEO, baixe gratuitamente o nosso eBook gratuito (aqui)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s