Saiba como escrever conteúdos com técnicas de SEO o tornar o seu site visível nos motores de busca

conteúdos com técnicas de SEO

Todo negócio quer ser encontrado, não é mesmo? Uma das maneiras mais eficientes de tornar uma marca fortalecida na internet é investir na produção de conteúdo estratégico.

Muitas empresas desejam ter em seu blog/site conteúdos com técnicas de SEO (otimizados), que são aqueles textos produzidos estrategicamente, com frases-chaves inseridas, que têm como finalidade agregar valor ao site e gerar maior visibilidade orgânica (sem ter que recorrer a campanhas pagas na internet).

É claro que quando se fala em tornar um site visível e aumentar o número de acessos, há muitas outras questões e técnicas envolvidas, mas pode-se dizer que o começo de um bom trabalho de divulgação na internet está na produção de conteúdos com técnicas de SEO.

Um dos principais problemas quando uma empresa contrata uma agência “aleatória” para fazer esse trabalho é a superficialidade da informação nos conteúdos, sem contar a parte estrutural do texto incoerente, com frases-chave mal dispostas, gerando ao leitor incompreensão. Pode até ser que em termos de visibilidade a marca consiga algum destaque, mas aquele conteúdo não terá força de engajar o público, aliás, falando em público, esse é parte essencial na construção de qualquer formato de conteúdo.

Leia também: Atrair clientes com conteúdo é possível – Entenda

Conteúdos com técnicas de SEO que geram engajamento

Para gerar engajamento, um conteúdo precisa se comunicar com a parte mais importante no processo de divulgação de um negócio: com o público ou com o que também conhecemos como persona.

Quando um conteúdo vai ser escrito, é preciso ter em mente quem é o público, quais são os seus gostos, idade, onde mora, etc. Dentro desse público pode haver outros segmentos de público e todos esses detalhes precisam estar muito claros antes de começar a elaborar conteúdos com técnicas de SEO.

O texto, além de bem estruturado, precisa ser aprofundado no tema que o negócio deseja abordar e, além disso, precisa ser atrativo e responder aos questionamentos, às dores do cliente.

Não basta dominar as técnicas da escrita com foco em SEO, é preciso humanizar o texto, despertar em quem lê o interesse, conter gatilhos emocionais, que façam com que a pessoa de fato consuma aquele conteúdo, ou seja, se sinta “impactada” por aquilo que leu e procure o negócio para mais informações, para ter o serviço, para adquirir o produto.

Confira: Quais são os sinais de um bom conteúdo?

Linkbuilding – uma das estratégias para gerar maior retorno de visibilidade aos sites

Quando se fala em SEO, há uma técnica imprescindível conhecida como linkbuilding (em tradução livre “construindo links”), que resumidamente consiste na divulgação de um conteúdo otimizado do negócio (com frases-chaves e links), em sites de boa relevância na internet.

Quanto mais links são “construídos” na internet para o negócio, mais a empresa ganha em visibilidade na internet. Mas claro, não basta poluir o conteúdo com links e nem publicar esse conteúdo em quaisquer sites, é necessário que esses sites tenham boa reputação na internet, e algo muito importante: que o conteúdo tenha qualidade.

E se a empresa deseja escrever os próprios conteúdos com técnicas de SEO?

Atualmente há um trabalho inovador, focado em agregar valor às empresas e marcas conhecido como consultoria de comunicação, que ajuda a orientar negócios que desejam repensar as suas estratégias de comunicação e que, inclusive, desejam escrever os próprios conteúdos de qualidade na internet.

Com auxílio, é possível para a empresa escrever conteúdos com técnicas de SEO, de maneira que gerem maior engajamento com o público.

A Biquara Contents disponibilizou material gratuito que ajuda na escrita de conteúdos otimizados para blogs (baixe aqui).


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s